"O seu sentir vem do mar e a sua voz é feita de lamentos, como que fazendo pedidos às estrelas, entre ondas vivas, com gritos de vendavais, batendo-lhe nos ouvidos. É filha, neta e bisneta de pescadores. Seu pai ficou perdido na esquina de qualquer onda, em noite sem lua, deixando-a no mundo para chorar cantando todo o rosário de mágoas que foi vida vivida - a vida de uma menina da beira da praia a quem jogaram luto nos olhos na manhã da sua meninice. Chama-se Adélia Pedrosa. A sua simplicidade comove. É bem a gaiata do povo, que inspira e canta o poeta. Moça triste. Pretos os olhos e o xaile. Comoventes a sua voz e o ar de ausência. Passeando na vida ela chamará a si dores de tristeza e o seu nome será em breve decorado como uma das grandes intérpretes do Fado."

José Maria Rodrigues - grande poeta, jornalista e amigo - 1961


A Inspiração

A bela história de Adélia tem inspirado autores e poetas.
Os fados "Sou Filha de Um Pescador", "Garota da Beira-Mar" e "Maria do Mar" foram escritos especialmente para Adélia, inspirados em suas origens. Também a desgarrada "O Fadista e a Peixeirinha" foi escrita para ela e para Sebastião Robalinho.

Aqui, mais alguns exemplos.



"Garota da Beira-Mar" foi escrito para Adélia Pedrosa, por Joaquim Pimentel.


Maria do Mar

"Eram verdes ao nascer
meus olhos bem coloridos
Ficaram negros ao ver
Nas ondas barcos perdidos

O mar roubou meu amor
Para que fosse sua amada
Por isso trago comigo
Nos olhos água salgada...”


Versos escritos para Adélia Pedrosa por José Maria Rodrigues


Adélia, agora eternizada também em livro. Um magnífico trabalho sobre a história da Praia do Pedrógão, escrito por Antonio Inácio Nogueira. Detalhes da vida na terra, que se misturam à própria vida de Adélia e de sua família. Para adquirir um exemplar contacte o Sr.Henrique Cinca, na Junta da Freguesia do Coimbrão: henriquecinca@telepac.pt, fornecendo nome e endereço completos. Custo de EUR 15 + despesas de envio.
Abaixo algumas fotos do livro: a capa, o trecho que fala de Adélia, uma casa igual à que ela passou sua infância, sua mãe entre amigas, a parteira que a ajudou a nascer, o rancho onde sua mãe e seu pai dançavam e uma foto de como elas vendiam o peixe.



Arquivo do blog